É necessário investir cada vez mais na Educação Infantil e no Ensino Básico, garantindo que as necessidades educativas da população sejam atendidas, evitando-se a evasão e a repetência, previnindo-se o analfabetismo com o acesso e permanência dos alunos na escola.
Considerando-se que o saber é produzido socialmente pelo conjunto das pessoas nas relações por elas estabelecidas em suas atividades práticas, isto é, seu trabalho, deve-se levar em conta que o indivíduo aprende, compreende e transforma as circunstâncias ao mesmo tempo em que por elas é transformado. São inúmeras as formas de produção do conhecimento e de sua distribuição e todas resultam dos confrontos cotidianos das pessoas com a natureza e com os seres humanos.
A escola deve promover a democratização do saber, socializando-o, garantindo aos alunos o acesso e a construção de conhecimentos e valores universais, saem, no entanto, deixar de considerar a realidade do aluno brasileiro e carioca, pois, só assim o conhecimento constituído durante a vida escolar se transformará em algo significativo para a realidade vivida pelos jovens e adultos.
Alfabetização
Conhecer a importância da alfabetização para um país.
Conhecer métodos de alfabetização para adultos e crianças.
Integrar um grupo de alfabetizadores voluntários de sua comunidade, ajudando na preparação de material, ensinando na leitura e aplicando atividades recreativas.
Organizar e realizar uma campanha de arrecadação de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e doá-la aos alfabetizadores.
Organizar sessões de leitura de textos em sua família e grupos de amigos, seguindo-se a análise comentada dos textos dos textos lidos.
Elaborar um relato de sua experiência ao participar de uma equipe de alfabetização, devendo apresentá-lo a sua Seção.
Conhecer a organização de uma campanha de alfabetização em sua comunidade, colaborando com sua realização.
Capacitar-se como alfabetizador voluntário.
Organizar uma campanha de alfabetização destinada a um mínimo de duas pessoas, durante um período de três meses, em sua comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário